sexta-feira, 10 de outubro de 2008

RELATÓRIO DA I UNIDADE

1. INTRODUÇÃO

O trabalho tem o objetivo de mostrar aos estudantes a importância de se saber como e onde ocorrem as divisões celulares nas plantas, assim como a visualização dos seus cromossomos através do microscópio, nas suas várias fases dentro da divisão celular. No presente trabalho veremos apenas as células em divisão mitótica, ou seja as células presentes nos meristemas radiculares, mas encontramos também células em divisão mitótica nos meristemas apicais das plantas, porque nas células em divisões mitóticas a taxa de divisão celular é muito intensa.

As células dos meristemas radiculares foram escolhidas para o trabalho porque nas raízes a observação dos cromossomos fica mais fácil, devido a menor pigmentação da clorofila.

Nome popular: Cebola

Família: Liliáceae

Parte usada: bulbo

Propriedades Terapêuticas: Antiinflamatória, antibiótica, antiviral, sedativa.

Princípios Ativos: Óleo essencial (componentes sulfurados); vitaminas; sais minerais; pigmentos; flavonóides; glucoquinina, quercetina (não na cebola branca)

Indicações Terapêuticas: Afecções das vias respiratórias (resfriados, gripes, coriza e tosse), eliminador de uréia e cloretos, diabetes, enxaqueca, asma, infecção urinária (suco).

ORIGEM - Tem como provável origem a Ásia Central, tendo atingido, posteriormente a Pérsia, África e Europa. Foi trazida para a América pelos primeiros colonizadores. No Brasil, foi plantada inicialmente no Rio Grande do Sul, sendo hoje cultivada desde o nordeste até o extremo sul do país.

2. MATERIAL E MÉTODOS

2.1. MATERIAL

Ø 1 Bulbo de Cebola (Allium cepa. L.);

Ø Becker de 200 mL;

Ø Papel Toalha

Ø Bico de Bunsen;

Ø 1 Espátula para fecha soldar a lamínula à lâmina;

Ø 1 Lâmina;

Ø 1 Lamínula;

Ø Placa de Petri;

Ø 1 Vidro de Relógio;

Ø 1 Bastão de Vidro;

Ø Lâmina de barbear (para cortar as pontas das raízes);

Ø Pinça;

Ø Cota-gotas;

Ø Microscópio;

Ø 2 astes de madeira;

2.2. MÉTODOS

2.2.1 Coleta

Foram coletadas 3 pontas de raízes do tamanho 1 cm cada uma, foram analizadas a saúde do material pois é o aspecto mais importante na coleta das raízes.

Depois as pontas das raízes sofreram um pré-tratamento, onde o obejetivo será desorganizar as fibras do duso mitótico ou seja para espalhar os cromossomos na célula, facilitando com isso a visualização dos mesmos.

Foram uzados dois métodos de tratamento: um químico e outro físico.

2.2.2 Pré-Tratamento

Ø Tratamento Físico: corte de 1 cm das pontas de raízes de cebola e colocar em água gelada à 2°C por 10 minutos, depois retira-se as pontas das raízes e coloca em água na temperatura ambiente numa placa de petri forçando as células a sofrerem choque térmico.

Ø TratamentoQuímico: é feito logo após o choque térmico, colocando-se Colchiscina (Paradicloro Benzeno);

2.2.3 Fixação do Material

A fixação preserva o material o mais próximo possível ao seu estado natural ou diminui os precessos de degradação dos tecidosvegetais das raízes.

Ø Solução de Etanol : Ácido Acético na proporção de 3:1 = 3 mL de estanol : 1 mL de ácido acético.

Ø Após os tratamentos coloca-se as pontas de raízes num papel toalha para retirar o excesso de água e depois as pontas das raízes são colocadas no fixador (solução de etanol + ácido acético na proporção de 3:1), esse processo faz a limpeza do tecido.

Obs: as pontas de raízes ficam nesta solução por até uma semana. As pontas de raízes foram colocadas na solução no dia 28/09/2005. A solução foi trocada no dia 03/10/2005 e retirada no dia 05/10/2005, uma semana após serem colocadas na primeira solução.

2.2.4 Preparação da Lâmina

1. Após o tratamento que dorou uma semana com a solução de etanol com ácido acético (3:1), as pontas de raíz foram retiradas e colocadas em água deionizada para rehidratação;

2. Retira-se uma ponta de raíz e coloca no papel toalha para tirar o excesso de humidade. Após isso se coloca a raíz em HCL 5N, por 20 minutos;

3. Depois desse tratamento a raíz é retirada do HCL 5N e colocada num vidro de relógio com uma gota de Carmim Acético 1% por 5 minutos;

4. Retirar do Carmim Acético 1% e para para a lâmina, onde foi cortada a ponta da coifa da raíz que foi descartada. Se pegou apenas um pequena parte logo após a coifa onde estão as células em maior divisão celular ou seja este é o local onde estão os tecidos mais jovens na raíz;

5. Coloca-se mais uma gota de Carmim Acético 1% e com uma aste de vidro o pedaço da raíz vai sendo esmagado aos poucos;

6. Depois do esmagamento coloca-se uma lamínula sobre a lâmina e com 3 papéis filtro, para que a lamínula não quebre, o papel será dobrado de forma que a lâmina fique me no meio do papel. Com uma borracha sobre a lâmina envolta pelo papel-filtro apertar com o peso do corpo;

7. Após isso aquece-se a lâmina no bico de bunsen à uma temperatura suportável. Esse processo é utilizado para se retiarar o ar que geralmente fica entre a lâmina e a lamínula e para quebrar a parede celular;

Feito isso coloca-se mais uma gota de Carmim Acético 1% e veda-se a lamínula à lâmina com o Luto (Breu com Cera de Abelha);

3. RESULTADO E DISCURSÃO

Foram observadas células do meristema radicular da cebola Allium cepa L. em divisão celular nas fases prófase, metáfase e anafase.

A partir desta actividade experimental podemos concluir que a mitose é um processo de grande importância para os vegetais, uma vez que lhes possibilita o seu crescimento e desenvolvimento.

Com as observações efetuadas podemos concluir que a mitose consiste então na profase, metafase, anafase e telofase. Podemos distinguir estas diferentes fases através de aspectos relevantes pertencentes aos acontecimentos de cada uma das fases:

Quando a célula se encontrava em profase, já era possível distinguir os seu cromossomas, apesar de ainda se encpntrarem um pouco enrolados em si;

Quando a célula se encontrava em metafase, era possível observar a placa equatorial formada pelos cromossomas ligados ao fuso acromático;

Quando a célula se encontrava em anafase, era possível ver os cromossosmas ligados ao fuso acromático na sua ascenção aospolos da célula;

5. CONCLUSÃO

De acordo com os resultados observados, a técnica de Squash em Carmim Acético 1%, obteve resultados satisfatórios no que diz respeito a visualizão dos cromossomos. Pois foram obeservadas células em mitose nas fases de prófase, metáfase, anáfase e telófase.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. BALBACH, A.; BOARIM, D.S.F. As hortaliças na medicina natural. 2.ed.rev.atual. São Paulo: Missionária, 1992. 291p.
  2. CARVALHO, B.A. de. Conheça melhor as hortaliças. Campo Grande: EMPAER, 1988. (EMPAER. Documentos, 17).
  3. GUIA Rural Horta. São Paulo: Abril, 1990. 250p.
  4. NEVES, A. do C. Informações sobre a cultura da cebola. Patos de Minas: EMATER, 1977. 44p.
  5. SOARES, Rosa, ALMEIDA, Carla, SERRA, Lídia, Técnicas

Laboratoriais de Biologia – Bloco II, Porto Editora, Porto,

  1. Pinto, Ana Maria; Fialho, Elisa; Mascarenhas, Maria Alice; Inácio, Maria José. – Técnicas Laboratoriais de Biologia I – Texto Editora – Lisboa – 1996.
  2. Roque, M.; Castro, A. – Ciências da Terra e da Vida – 10º Ano – Porto Editora – Porto – 1994.

Sites da Internet

http://ci-66.ciagri.usp.br/pm/ver_1pl.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem este POST e cliquem nos anúcios de Publicidade para ajudar o nosso site a continuar sendo gratuíto!

Pesquisar no Agrohelp